A importância do enfermeiro de SCIH

24/nov/2016

A importância do enfermeiro de SCIH

O enfermeiro responsável pelo Serviço de Controle de Infecções Hospitalares ( SCIH ) desempenha papel fundamental para apoio às áreas assistenciais e administrativas da instituição de saúde.

Algumas das atividades exercidas são:

  • Acompanhamento na padronização de produtos hospitalares
  • Vigilância epidemiológica dos pacientes
  • Acompanhamento da profilaxia cirúrgica baseado no protocolo instituído do SCIH
  • Realização de campanha de higienização das mãos como exigência legal
  • Acompanhamento de necessidade de dispositivos invasivos e sua permanência
  • Indicações e orientações de isolamento

Com a aprovação da portaria 2.616 MS de 12 de maio de 1998, foi decretado a existência da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) nos estabelecimentos de assistência à saúde, o que proporcionou aos enfermeiros uma nova área de atuação.

O enfermeiro do SCIH deve possuir domínio do papel que executa, para construir uma base sólida e estruturada para a instituição, pois está interligado a todas as áreas, direta ou indiretamente.

O apoio da diretoria da instituição ao controle de infecção é de suma importância para o sucesso no desempenho das atividades. Vale ressaltar que os apontamentos realizados pelo SCIH nos setores e procedimentos são para melhoria dos processos e o paciente como foco principal, que deve ser preservado e assistido de forma segura.

A relação do enfermeiro com o médico infectologista precisa ser transparente e com parceria, para que as rotinas e medidas tomadas sejam pertinentes e adequadas para cada situação.

Na ocorrência de infecção, o mais importante é verificar os motivos que a levaram, sendo eles multi fatoriais, como por exemplo: idade, doença de base, dispositivos invasivos, imunodepressão e cirurgias. E a partir daí estabelecer planos de ação em conjunto com a equipe para que não ocorram novamente.

O SCIH proporciona ao enfermeiro continuamente aprender algo novo, ser surpreendido com situações inusitadas e ainda ser agente multiplicador de normas e rotinas institucionais.

Quer saber mais sobre os profissionais de saúde que atuam no SCIH?


Sobre a autora: Fabiana Saleme Vecchier é Enfermeira (UNIABC, 2001), pós-graduada em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde (USP, 2004), pós-graduada em IRAS (UNIFESP, 2010) e possui experiência profissional na área de SCIH desde 2004.

Veja também

alguns posts relacionados

Neoprospecta 2016. Todos os direitos reservados.

www.neoprospecta.com