Introdução à Bioinformática

31/out/2016

Introdução à Bioinformática


Guilherme C. K. da Cruz

Conceito

Bioinformática é um ramo da ciência, baseado na experimentação in silico, que visa o agrupamento, interpretação e elucidação de eventos biológicos através da organização e compreensão de dados e informações fundamentando-se no uso de ferramentas procedentes da biologia, computação, matemática e áreas afins.

Aplicações

Os processos possíveis para sua aplicação têm início desde a aquisição dos dados biológicos, passando pelo armazenamento, processamento, distribuição, análise e interpretação. Embora já fosse utilizada previamente, a bioinformática teve seu marco conceitual na década de 70 impulsionada pelo crescimento elevado da quantidade de sequências de aminoácidos e a necessidade de análise mais eficiente das mesmas.

Avanço tecnológico

O avanço tecnológico tanto em hardware e software, quanto ao acesso à internet também permitiram que o avanço desta ciência fosse possível e ainda hoje está em constante atualização. A alta quantidade de dados disponíveis fez com que o armazenamento se tornasse mais organizado e universal, facilitando a troca de informação e rapidez ao acesso dos dados.

Atualmente estes dados são depositados em diversos bancos de dados que seguem uma organização lógica ou estruturada direcionados à estrutura, funcionalidade e/ou interação entre biomoléculas.

Bioinformática e Sequenciamento de Nova Geração

A bioinformática é fundamental no processo de análise dentro do processo de sequenciamento devido ao volume elevado de dados gerados pelas tecnologias NGS (Next Generation Sequencing), podendo oferecer diversas informações sobre determinado genoma ou metagenoma, desde suas características estruturais quanto a análises posteriores que permitem inferir a funcionalidade destes. Tais fatores tornam a bioinformática um processo indispensável para o avanço biotecnológico aplicado a diversas áreas.

Gostou do post? Acompanhe nosso blog e leia as outras postagens sobre Bioinformática, conceitos e aplicações.

 


  1. Lesk, Arthur M. Introdução à Bioinformática. Porto Alegre: Artmed, 2008.
  2. Araújo ND, de Farias RP, Pereira PB, de Figueirêdo FM, de Morais AMB, Saldanha LC, Gabriel JE. A era da Bioinformática: Seu potencial e suas implicações para as Ciências da Saúde. Estud Biol. 2008 jan/dez;30(70/71/72):143-8.

Sobre o autor: Guilherme Cezar Kniphoff da Cruz cursa Sistemas de Informação, é estagiário em Bioinformática na Neoprospecta Microbiome Technologies e possui experiência em análises de genômica estrutural e funcional.

Veja também

alguns posts relacionados

Neoprospecta 2016. Todos os direitos reservados.

www.neoprospecta.com