Neobiome | HealthCare

As IRAS (infecções relacionadas à assistência à saúde) ou infecções hospitalares são um dos maiores desafios do século XXI. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), de todos os pacientes operados no mundo, um milhão de pessoas morrem em decorrência de infecções hospitalares e sete milhões têm complicações no pós-operatório.

Entre as causas das Infecções hospitalares estão a falta de higienização das mãos, uso indiscriminado de antibióticos, quebra de protocolos assistenciais e contaminações ambientais.

A plataforma Neobime HealthCare é uma ferramenta voltada para profissionais de saúde,  que trabalham com controle de infecções, para a rápida tomada de decisão a partir do conhecimento do microbioma hospitalar e controle dos processos hospitalares.

Com as ferramentas disponíveis na plataforma é possível mapear falhas em processos, validar procedimentos de higienização, identificar reservatórios de contaminações microbiológicas no ambiente, inferir potenciais rotas de contaminações cruzadas, promover ações educacionais e realizar testes de esterilidade em materiais.

Benefícios

  • Rápido rastreamento da origem de um surto;
  • Monitoramento da qualidade do ambiente e dos processos;
  • Prevenção e controle de IRAS;
  • Ações educacionais de alto impacto ao transformar informações intangíveis em informações concretas.

 

Falar com um especialista

 

Neobiome | Healthcare

CASE

O cliente

Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores e mais modernos hospitais do Brasil com 354 leitos, situado na cidade de São Paulo.

O desafio

O hospital estava com surto causada pela bactéria do complexo Burkholderia cepacia, importante patógeno associado a surtos nosocomiais. Entre março de 2012 e julho de 2014 foram identificados 12 pacientes com ocorrência de infecções na corrente sanguínea em diferentes alas do hospital.

A solução

Visitas ao bloco operatório revelaram possíveis problemas relacionados com o processo de armazenamento e distribuição de medicamentos injetáveis e outras drogas termolábeis. Para identificação precisa e visual do problema foram coletadas amostras ambientais de pontos deste processo para realizar análise por meio de cultura e pelo diagnóstico microbiológico digital.

O resultado

O Diagnóstico Microbiológico Digital se mostrou uma ferramenta promissora para investigação de surtos em hospitais. Com este método foi possível identificar a presença da espécie Burkholderia cepacia no refrigerador da farmácia, no isopor e nos pacotes de gelos reutilizáveis, enquanto todas as amostras analisadas por cultura foram negativas. Com estas informações, foi possível tomar diversas medidas de controle como intensificação das rotinas de higiene, aquisição de refrigeradores facilmente laváveis e implementação do uso único das bolsas de gel congeláveis.

 

Pedir um orçamento

Depoimentos

“A rápida identificação de genes de resistência em amostras para vigilância e/ou diagnóstico é uma ferramenta extremamente útil no controle da disseminação da resistência bacteriana. O resultado que pode ser dado em horas permite a rápida instalação de medidas de precaução de contato e o reforço de outras medidas de prevenção. Além disso, é também uma ferramenta valiosa na investigação de surtos com origem em reservatório ambiental, especialmente quando as medidas básicas de controle e a análise epidemiológica não foram capazes de identificar as causas.”
Dr. Ícaro Boszczowski
Médico-Infectologista
Coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Clique aqui e agende uma reunião com um especialista

Neoprospecta 2016. Todos os direitos reservados.

www.neoprospecta.com